Páginas

segunda-feira, 21 de abril de 2014

[TOP 10] Vilões que mudaram de lado


O crime não compensa. E parece que alguns vilões das histórias em quadrinhos entenderam isso depois de tanto apanharem e verem os seus planos fracassados. Seja ajudando o herói eventualmente, atuando um tempo do lado da lei, ou passando de fato para o lado "bonzinho", são vários os personagens que traíram o movimento em algum momento de suas carreiras. Então decidi listar 10 casos mais conhecidos.



10 - Hulk Vermelho

Após passar a vida inteira perseguindo o Hulk sem resultados, o General Ross decidiu que a única forma de derrotar o Golias Esmeralda seria também se tornando um Hulk. Assim nasceu o Hulk Vermelho, que durante um bom tempo serviu como antagonista nas histórias do verdão.
Porém, devido a sua popularidade (positiva ou negativa, que seja) acabou ganhando título próprio, liderou uma espécie de equipe e mais tarde acabou até mesmo entrando para os Vingadores!



9 - Namor


Sempre se metendo em embates com diversos heróis Marvel devido à sua arrogância, foi com o Quarteto Fantástico que o príncipe submarino Namor alcançou o status de vilão. Seja por cortejar a Mulher Invisível, ou por simplesmente odiar Reed Richards, são incontáveis as vezes em que Namor declarou guerra ao Quarteto e à humanidade.
Porém, após descobrir que na verdade nunca passou de um mutante, o príncipe se uniu aos X-Men e foi um dos mais importantes aliados de Scott Summers quando os mutantes se instalaram na ilha de Utopia, sendo responsável pelas principais defesas da equipe, por estarem tão próximos do mar.



8 - Viúva Negra

A ex-espiã russa Natasha Romanoff hoje em dia é uma das heroínas mais badaladas e mais comentadas pelos fãs de quadrinhos e pelos simpatizantes que conheceram esse universo após a onda de filmes que vem dominando os cinemas. Muito desse sucesso devido à excelente performance da atriz Scarlett Johansson, que dá vida à personagem nas telas.
Porém, o que nem todo mundo sabe é que a Viúva Negra surgiu como uma vilã do Homem de Ferro, ainda em 1964. Somente na década de 70 é que Natasha passou a ter o status de heroína, e se tornando membro efetiva dos Vingadores em 1973.



7 - Mercúrio 

Membro fundador da Irmandade de Mutantes de Magneto, Pietro Maximoff lutou contra os X-Men inúmeras vezes. Porém, ao descobrir que Magneto era seu pai, Pietro e sua irmã Wanda abandonam a equipe e posteriormente são convidados pelo Capitão América a formarem uma nova equipe de Vingadores.


6 - Feiticeira Escarlate 

Assim como seu irmão Pietro, Wanda Maximoff era da Irmandade de Mutantes, tendo mais tarde se regenerado e se unido aos Vingadores. Porém a história da Feiticeira Escarlate é ainda mais complexa. Após anos agindo como uma Vingadora, Wanda teve um colapso e praticamente acabou com a equipe, matando vários membros em meio ao seu surto. Como se isso não bastasse, tivemos ainda o Dia M, em que ela com apenas uma frase extinguiu quase toda a população mutante, fazendo os X-Men passarem pelos dias mais difíceis de suas vidas.
Hoje, porém, passado tudo isso, Wanda está disposta a tentar expiar os seus pecados, agindo novamente como um Vingadora.


5 - Venom
Criado para ser um dos maiores e mais cruéis antagonistas do Homem-Aranha, Venom acabou contaminado pela mania dos anos 90 de transformar vilões em personagens bonzinhos. Aproveitando o senso de justiça distorcido que o personagem sempre teve, Venom acabou tendo até mesmo um título próprio onde protegia inocentes, combatia o crime do seu jeito, e chegou a ser transformado em um agente do governo realizando missões para pagar pelos seus crimes passados.
Mas a ideia do Venom servindo como um agente da paz não é exclusividade dos anos 90 não. Hoje em dia, tendo Flash Thompson como hospedeiro, ele ainda cumpre missões para o governo como uma espécie de soldado/arma secreta.

Saudades do Venom homicida devorador de cérebros.


4 - Emma Frost
Em sua incursão no mundo dos mutantes quando escreveu Novos X-Men, o escocês Grant Morrison decidiu mexer um pouco com diversos conceitos. Um deles foi trazer a Rainha Branca do Clube do Inferno para o lado dos mocinhos.
Um decisão que se mostrou mais do que acertada, porque além de funcionar muito bem a dinâmica de Emma com os estudantes que a conheciam como uma vilã, ela ainda iniciou um relacionamento com Scott Summers, o Ciclope. Emma acabou sendo uma das personagens mais interessantes dos últimos anos, sendo muito bem trabalhada por todos os roteiristas que passaram pelos títulos mutantes, algo que não teríamos visto se ela continuasse esquecida no imenso hall de vilões dos X-Men.


3 - Magneto

Durante anos Erik Lehnsherr foi o maior antagonista dos X-Men, sendo tratado inúmeras vezes como um terrorista e genocida. Defendendo que a raça mutante é uma raça superior, que a coexistência com os humanos é impossível e que todos precisam ser eliminados, Magneto sempre foi um dos maiores exemplos quando se falava em vilão. Ao longo dos anos porém, essa visão foi sendo modificada aos poucos, com o personagem deixando de ser retratado de forma tão extremista e se aliando aos X-Men em alguns momentos, chegando até a ser diretor da escola por um tempo.
Hoje em dia, Magneto tem um lado escolhido de forma definitiva. Aliado aos X-Men após ver o trabalho de Scott Summers em reunir toda a raça mutante, Erik se deu conta de que tanto as suas ideias quanto as de Charles Xavier eram equivocadas e falhas. Sendo assim, o mestre do magnetismo decidiu seguir Ciclope o reconhecendo como líder e hoje é um dos maiores e mais poderosos aliados dos X-Men.


2 - Soldado Invernal
E o segundo lugar é de um personagem que está na moda: O Soldado Invernal.
Trazido de volta à vida pelo escritor Ed Brubaker, Bucky Barnes (antigo parceiro do Capitão América) ressurge como um mortífero assassino da União Soviética que sofreu lavagem cerebral. Sem lembrança alguma de seu passado, o então vilão mata o Caveira Vermelha, rouba um cubo cósmico para seus chefes russos e se torna o maior pesadelo do Capitão América.
Após um tempo como vilão, Bucky acabou retornando ao lado bonzinho da Força e chegou até mesmo a ser o novo Capitão América após a morte de Steve Rogers.
Isso que é mudar de lado com estilo.


1 - Sinestro

O maior Lanterna Verde de todos os tempos.
A história de Sinestro é interessante devido aos seus altos e baixos. Expulso da tropa dos Lanternas ao descobrirem que usava seus poderes para agir como um ditador em seu planeta natal Korugar, Sinestro decidiu se dedicar a destruir a tropa e os Guardiões. Após inúmeras lutas contra os Lanternas e principalmente Hal Jordan, o Korugariano aprendeu a dominar o espectro amarelo do medo e fundou a sua própria tropa: A Tropa Sinestro.
Porém, após a guerra contra o Guardião renegado Krona, o impensável aconteceu e Sinestro acabou sendo escolhido novamente por um anel verde. De volta à Tropa dos Lanternas, ele se alia a Hal Jordan contra suas própria Tropa Sinestro e convence o piloto a ajudá-lo a destruir os Guardiões, que segundo ele tem planos secretos para dominar todo o universo.
É interessante que nessa fase de Geoff Johns temos uma visão muito melhor das motivações de Sinestro e entendemos que na verdade ele nunca foi um vilão de fato. Sinestro acredita na Tropa dos Lanternas Verdes mais do que tudo na sua vida, e é um cara disposto a qualquer coisa para provar os seus pontos.
O herói que precisamos e merecemos.


~Menção Honrosa~
Dr. Octopus

E para a menção honrosa, deixo ele, que para entender o que é um herói precisou ir mais longe do que qualquer um... entrou no CORPO do herói: O Dr. Octopus.
Depois de anos de vilania que acabaram por desgastar o seu corpo lhe trazendo uma doença terminal, Otto Octavius pôs em prática o seu mais ousado plano... trocar de mente com Peter Parker, o Espetacular Homem-Aranha. Inicialmente decidido apenas a roubar a vida do herói para deixá-lo definhando, Otto mudou de ideia ao compartilhar os pensamentos de Parker e aprender a dura lição de que com grandes poderes vem grandes responsabilidades, revisitando mentalmente todas as tragédias sofridas pelo herói.
O Dr. Octopus decide então que não vai apenas ser um herói, mas sim um herói melhor.
Um Homem-Aranha Superior.