Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

[TOP 10] As melhores lutas dos quadrinhos


O universo dos quadrinhos é recheado de batalhas épicas. Mas sem dúvida as que mais me agradam (e com certeza a muitos leitores) são as lutas um contra um. Aquela porradaria frenética, sem intervalo, sem descanso, com dois personagens trocando socos e dando tudo de si.
Pois é sobre essas lutas que eu vou tratar aqui.


Selecionei as 10 que eu considero mais marcantes e empolgantes para compor essa lista, mesclando Marvel e DC.



#10 - Ciclope vs Wolverine


A saga dos X-Men "O Cisma" prometia um embate decisivo entre Ciclope e Wolverine, que faria com que os dois se dividissem, cada um levando uma parcela de alunos para o seu lado. Algo mais ou menos como uma versão moderna de Xavier e Magneto.

A dúvida dos leitores era como isso iria acontecer, visto que ainda no início da história os dois estão mais trutas do que nunca, inclusive trocando elogios. Pois bem, o motivo acabou sendo um dos mais banais e antigos do mundo no que se refere a dois homens brigando: Mulher. E uma mulher morta, aliás.

Durante a história vão sendo plantadas pequenas discordâncias de opinião entre os dois personagens, até chegar ao ápice na última edição, quando os dois discutem e no calor da discussão colocam a paixão de ambos, Jean Grey, na conversa.

A treta é feia. Com direito a rajada ótica na cara, garrada na mão e cabeçada de adamantium. Os caras chegam a rolar no chão, e tudo isso com um Sentinela se aproximando. É muito ódio contido durante anos por causa de uma mulher!



#9 - Justiceiro vs Daken


Durante o Reinado Sombrio de Norman Osborn, o Justiceiro decidiu voltar suas atenções ao ex-Duende Verde, disposto a acabar com suas maquinações. Porém, o que ele não esperava era que o mortífero Daken, filho do Wolverine e que estava trabalhando com Osborn, iria ficar cara a cara com ele. 

A "luta" se mostra desigual desde o início, principalmente devido ao fator de cura de Daken que o regenera automaticamente de todos os golpes e facadas do Justiceiro. 
Em uma das sequências mais chocantes das histórias em quadrinhos, Daken esquarteja Castle em vários pedaços e depois chuta os restos, que caem em um beco.
Animal.


#8 - Hal Jordan vs Sinestro


É sempre interessante ver antigos amigos brigando, e a relação de Hal Jordan com seu antigo mentor Sinestro é sempre muito bem construída. 
Na conclusão da ótima saga Guerra dos Anéis, os dois ficam com seus anéis descarregados e rola um mano a mano sensacional, com direito a dar madeirada na cara e atravessar janelas de prédios. Porradaria FINA.




#7 - Capitão América vs Homem de Ferro


O embate que resume o que foi a Guerra Civil. 
Tony Stark defendia a lei de registro imposta pelos Estados Unidos aos super-humanos, e o Capitão América defendia o direito dos vigilantes de manterem a sua identidade oculta, o que o tornou um fugitivo e a todos que o apoiaram.

Os dois tiveram duas lutas durante a saga, com uma vitória para cada um. Porém as duas são no mesmo nível: muita porrada, golpes baixos e alguns ossos quebrados.



#6 - Batman vs Superman


A sexta posição leva o nome do provável título do próximo filme do Homem de Aço.
Batman e Superman já se enfrentaram diversas vezes nos quadrinhos, com os roteiristas sempre arranjando um modo do Homem Morcego ser capaz de fazer páreo ao azulão. Mas nenhuma versão é tão lembrada ou tão bem trabalhada quanto a luta dos dois na graphic novel Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller. Toda a sequência é muito bem escrita, desde os diálogos, à cena de Oliver Queen com um braço só disparando uma flecha de kryptonita.

Ver aquele Superman coxinha que estava agindo como um cachorrinho do governo americano levar umas boas porradas do Batman foi de lavar a alma.

“Eu quero que você se lembre, Clark. Em todos os anos por vir, em seus momentos mais privados, eu quero que você se lembre da minha mão na sua garganta. Eu quero que você se lembre do único homem que te derrotou.”



#5 - Superman vs Superboy Primordial 


O Superboy Primordial (ou Prime) é com certeza um dos personagens mais poderosos da DC. O bicho é tão exagerado de forte que é o responsável pelos famosos SOCOS NA REALIDADE que já viraram uma espécie de meme nos quadrinhos. 
Durante a saga Crise Infinita, vendo que ninguém era páreo pro moleque, os Supermen das Terras 1 e 2 atravessam um sol vermelho carregando o cara, e assim os três perdem os poderes, caindo no planeta lanterna verde Mogo. Ainda assim Superboy consegue matar o velho Superman da Terra 2.

Nosso Superman não deixa barato, e com ambos sem os poderes, a porrada rola de forma honesta. Superboy leva uma bela surra e é colocado em seu devido lugar.



#4 - Peter Parker vs Rei do Crime


O interessante dessa luta é que, veja bem, não é o Homem-Aranha contra o Rei do Crime, e sim o próprio Peter Parker. 
Essa ocorreu logo após a Guerra Civil, quando a identidade secreta de Peter foi revelada e por consequência disso a tia May acaba levando um tiro. 
Então, na saga "Back in Black" revoltado como nunca se viu antes, Peter retorna ao uniforme negro e começa uma investigação em cada beco, esquina e viela da cidade em busca do mandante do tiro que hospitalizou sua tia, chegando por fim ao nome de seu velho inimigo Wilson Fisk, o Rei do Crime. 

Parker invade a ilha Ryker, tira a máscara (numa cena memorável) e simplesmente dá uma surra humilhante no gordo, que mal consegue reagir à sua velocidade. 
Na verdade essa daqui se encaixaria mais como uma surra do que uma luta em si, mas não pude deixá-la de fora.



#3 - Superboy Primordial vs Íon


Ele de novo. O senhor socos na realidade.
Durante a Guerra dos Anéis, Primordial é resgatado de sua prisão em Oa e se une à Tropa Sinestro, voltando a causar confusão na Terra. Após surrar vários dos heróis DC um atrás do outro, ele finalmente vê a oportunidade de uma luta decente quando o lanterna recruta Sodam Yat é escolhido pelos guardiões para ser o novo detentor do poder da entidade Íon.

Um capítulo inteiro da saga é dedicado apenas à essa luta, que é inacreditavelmente LINDA.
Lembro de ter ficado empolgado igual uma criança lendo isso, parecia até que tinha voltado aos tempos de Dragon Ball. 

Porém, apesar de resistir bastante e em alguns momentos conseguir fazer frente ao Superboy, Íon acaba sendo derrotado, não apenas pela força descomunal do kryptoniano, mas também por ainda não estar acostumado com seu próprio poder e fraquezas.



#2 - Hulk vs Sentinela


Hulk contra o mundo é uma das minhas histórias favoritas do Golias Esmeralda. Nunca fui um grande fã do personagem, mas considero de muito mal caráter a decisão de alguns heróis Marvel de exilá-lo no espaço. Portanto, achei muito justo quando ele retornou à Terra revoltado e procurando vingança. 
Hulk detona praticamente todos os heróis (lembrando que Thor não entra nessa conta, pois estava "morto" após os eventos do Ragnarok), e o único que sobra e que pode fazer páreo a ele acaba sendo Robert Reynolds, o Sentinela.
Para quem não sabe, o Sentinela é um herói com agorafobia (pavor de multidões) além de outros distúrbios psicológicos, e é descrito como o homem que tem o poder de um milhão de sóis explodindo.

A luta entre os dois é simplesmente destruidora, com a Terra rachando a cada soco trocado e tremendo devido à forte concentração de energia emanada pelos dois em combate. Um verdadeiro duelo de titãs.

Por fim, os dois acabam se esgotando e perdem suas transformações ao mesmo tempo. Porém, como Robert cai no chão primeiro e Bruce Banner ainda continua de pé, credito essa vitória ao verdão.
Depois dessa história eu decidi que não adianta... Hulk é o ser personagem mais poderoso (em termos de força física) do universo Marvel.



#1 - Superman vs Apocalypse


A primeira vez que li "A Morte do Superman" eu devia ter uns 10 anos de idade. E me chocou. Mas não pela morte do personagem em si, e sim pela épica batalha mortal que ele trava com o monstro imparável e indestrutível Apocalypse. 
Por mais que Superman batesse, o monstro simplesmente não caía, e durante a história vamos acompanhando o cansaço físico e mental do Homem de Aço, com o seu corpo repleto de ferimentos e escoriações.
A sequência final, com páginas inteiras retratando o embate faz com que para mim essa seja considerada a melhor luta de todos os tempos nos quadrinhos. 
O herói cai. Mas ele leva Apocalypse junto.